Páginas

quinta-feira, 2 de março de 2017

Antônia da Aldeia Kanindé de Aratuba é uma das cearenses aprovadas no Enem 2016

Antônia é uma das 12.737 estudantes do Ceará aprovados no Enem de 2016 e fez parte do grupo de 14 que foram recebidos pelo governador Camilo Santana nesta quinta-feira.

A aluna Antônia da Silva Santos, de 17 anos, indígena da tribo Kanindé, do município de Aratuba, é um dos orgulhos de sua aldeia. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ela conseguiu não só ser aprovada para o curso de Museologia, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, como alcançar a primeira colocação.

Antônia é uma das 12.737 estudantes do Ceará aprovados no Enem de 2016 e fez parte do grupo de 14 que foram recebidos pelo governador Camilo Santana, na manhã desta quinta-feira (2), no Palácio da Abolição.

Antônia conta que sua rotina de estudos ficou mais intensa desde que ingressou no Ensino Médio, quando teve a certeza de que não é só possível sonhar, como realizá-los. "No terceiro ano, foram oito horas de estudos por dia e digo que vale tudo, pois atingir um novo patamar em minha vida. É o começo de muitas realizações", afirma, acrescentando que seu interesse pela Museologia começou a partir de um inventário de todo acervo do Museu Kanindé.

Ela foi aprovada por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e conta que vai morar em Cachoeira, distante cerca de 120 km da capital do estado, Salvador. "Sei que a distância é maior ainda de minha terra, mas estou preparada para encarar o futuro de frente".

Para comemorar o crescimento do número de alunos cearenses de escolas públicas de vários municípios cearenses, o governado Camilo Santana recebeu um grupo de 14 aprovados. "Entre 2015 e 2016, tivemos um percentual de crescimento de 27%. Em 2015, foram 10.035 aprovados e no ano passado, 12,7 mil. Isso é resultado do esforço de todos, de diretores, professores, servidores e de políticas públicas desenvolvidas pelo Estado", salienta Camilo.

Com informações do Diário do Nordeste