Páginas

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Aratuba conquista o Prêmio Escola Nota Dez

Este prêmio é fruto do trabalho conjunto entre coordenadores pedagógicos da SEDUC, professores e alunos.


A alegria e a emoção tomaram conta do Centro de Eventos do Ceará, na manhã desta sexta-feira (16), durante a solenidade de entrega do Prêmio Escola Nota Dez referente ao ano de 2015. O evento contou com caravanas dos quatro cantos do Estado, e contemplou as 310 escolas públicas cearenses que obtiveram os melhores resultados de alfabetização e do 5º ano do ensino fundamental. A solenidade contou com a presença do governador Camilo Santana.
Em sua fala, o governador salientou a Educação como grande prioridade de seu governo e parabenizou todas as equipes das unidades de ensino contempladas com o Prêmio, ressaltando que os bons resultados que o Estado apresenta é reflexo do esforço de cada um.

O prêmio tem como finalidade reconhecer o esforço das escolas públicas para elevar a aprendizagem das crianças. Os dados do Spaece são utilizados no trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc), na definição das políticas educacionais no âmbito do Estado, destinadas à colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino.

Em 06 de dezembro de 2011 foi aprovada a Lei Estadual 15.052, que disciplina o Prêmio Escola Nota Dez e revogada a legislação anterior, a nova legislação determina que a cada ano serão premiadas até 150 escolas públicas do segundo ano e até 150 escolas pública do quinto ano do Ensino Fundamental, também serão beneficiadas as escolas públicas em igual número das premiadas as que obtiveram menores resultados nas avaliações do SPAECE do segundo e quinto anos.

O valor da premiação por escola é calculado considerando a per capita por aluno de R$ 2.000,00, (dois mil reais) correspondente à multiplicação do número de alunos do segundo e do quinto anos do ensino fundamental avaliados pelo SPAECE. As escolas com menores IDE-Alfa e IDE 5 receberão contribuição financeira equivalente à multiplicação do número de alunos do 2º e dos 5º anos do ensino fundamental pelo valor per capita de R$1.000,00 (hum mil reais), para implementação do plano de melhoria dos resultados de alfabetização e 5º ano para as escolas que obtiveram os menores resultados no IDE-Alfa e IDE 5.

Representantes da educação do município de Aratuba compareceram ao evento juntamente com o prefeito Ivan Neto.