A prática de antecipar ou adiar a data é comum em anos de eleição. A ideia é evitar que servidores deixem as cidades onde moram em viagens prolongadas
De olho nas eleições deste ano, o governo do Ceará antecipou em quatro dias o ponto facultativo que comemorará o dia do servidor público estadual. Originalmente celebrada em 28 de outubro, a data foi “antecipada” para o dia 24, uma segunda-feira.
A prática de antecipar ou adiar a celebração da data é comum em anos de eleição. A ideia é evitar que servidores deixem as cidades onde moram para viagens prolongadas, que incluam o domingo de votação.
Neste ano, o feriado cairia em uma sexta-feira. Já o 2º turno da eleição ocorre dia 30 de outubro. A medida, por tanto, evita que servidores façam viagens longas e percam o dia de votação.
Serviços mantidos incluem polícias e bombeiros
De acordo com decreto do governador Camilo Santana (PT), serão prestados normalmente serviços como de fornecimento de água e das Polícias Militar e Civil do Ceará. Também estão assegurados trabalho do Corpo de Bombeiros, de atendimento médico-hospitalar, do Samu, do Hemoce, sistema de licitações do Estado, entre outros.
O Ceará não foi o primeiro Estado a modificar o feriado neste ano. Em Goiás, por exemplo, o governador Marconi Perillo (PSDB) já publicou decreto oficializando a antecipação da data.
Com informações da Redação O POVO Online