Páginas

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Em Aratuba: Secretária de Saúde presta esclarecimentos na Câmara

Por trinta minutos a equipe técnica de Secretaria de Saúde falou sobre o atendimento médico as crianças aratubenses e em seguida respondeu perguntas dos parlamentares.

A Secretária Municipal de Saúde de Aratuba Dra. Medice Moreno participou na noite desta terça-feira (02), da sessão ordinária da Câmara de Vereadores, onde prestou esclarecimentos sobre as ações da pasta e respondeu as perguntas dos vereadores a cerca das cobranças que os mesmo haviam feito em sessões anteriores.

PEDIATRIA
De acordo com a secretária, o município tem investido com maior intensidade na atenção primaria em relação aos pacientes, já na atenção secundária, a profissional de pediatria do município atende uma média de aproximadamente 40 crianças/dia, quando se calcula o atendimento infantil e distribui este por dia. Questionada o motivo do atendimento pediátrico apenas na sede do município nas sextas-feiras, Medice afirmou que o foco da Secretária de Saúde de Aratuba atualmente são as atuais manifestações epidemiológicas, mas que a equipe da saúde encontra-se em sentinela para atuar quando aparecer o primeiro caso de mortalidade infantil.  

“Nossa pediatra passou por uma cirurgia de grande porte e no momento não pode sofrer trepidações, por isso estamos atendendo somente na Sede e no Distrito de Pai João”, disse Medice.

Em sua fala, o coordenador da vigilância epidemiológica, Robson, sugeriu que os vereadores de Aratuba homenageasse a antiga equipe de Pediatria com uma menção honrosa pela eficiência do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos na cidade de Aratuba, ressaltou ainda que a antiga pediatra não permaneceu no município por decisão própria.

EXAMES LABORATORIAIS
Quando indagada a respeito da suspensão de exames laboratoriais no LAMAB em Baturité por falta de pagamentos, Medice afirmou desconhecer tal situação. Porém iria se inteirar do assunto.  

COGESTÃO NA SOCIEDADE HOSPITALAR PADRE DIONÍSIO
A Secretaria disse que a parceria da Secretaria de Saúde com SHPD é apenas ajudar financeiramente e a administração da casa é por conta da diretoria da entidade.“Quanto a escala de funcionários e outras demandas, não podemos invadir a casa alheia”, disse Medice.

SECRETARIA SEM LINHA TELEFÔNICA
Quando foi indagada a respeito do corte das linhas telefônicas da Secretaria de Saúde, a Secretaria afirmou que este problema já esta sendo resolvido e o motivo da suspensão das linhas telefônicas foi uma enorme divida junta a prestadora do serviço de telefonia deixada pela gestão anterior. 

A SECRETÁRIA
Dra. Medice afirmou que ainda está conhecendo a realidade de Aratuba, mas tudo que foi conquistado de bom será mantido, segundo a Secretária, ele tem uma equipe preparada e aos poucos estará reorganizando a casa.

“Estou em Aratuba para desenvolver um trabalho por amor ao SUS”, Afirmou.

Finalizando sua participação na oitava Sessão Ordinária, a responsável pela pasta da Saúde se colocou a disposição do legislativo para esclarecimentos sempre que necessário. 

O vereador Jean Martins, parabenizou e elogiou Medice e disse que vai dá tudo certo.  

Fotos: Aratuba Online