Páginas

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA MELHORA DESEMPENHO DOS ALUNOS NAS ESCOLAS NUCLEADAS DE ARATUBA


A Secretaria de Educação Básica sempre preocupou-se com o nível de leitura e escrita dos alunos do município de Aratuba. No início de 2011 os professores das escolas nucleadas do 3º ano submeteram os alunos a uma avaliação diagnóstica para conhecer de perto as dificuldades que apresentavam em leitura e escrita. Sabe-se que é simplesmente impossível uma educação de qualidade se os alunos não conseguirem ler com fluência, escrever textos compreensíveis e ter um entendimento correto do que lêem no dia-a-dia. 
O diagnóstico avaliativo mostrou que as coisas não estavam boas, pois dos 283 alunos do 3º ano, mais de 60 alunos apresentavam sérias dificuldades. Então a própria SEDUC realizou outro diagnóstico mais amplo e preciso, incluindo alunos do 3º, 4º e 5º anos e os números aumentaram ainda mais a preocupação e o compromisso de mudar a realidade.  Somente no 3º ano dos 266 alunos, mais de 100 apresentavam problemas de leitura e escrita. No mês de agosto ações firmes e enérgicas foram tomadas para mudar o quadro. A SEDUC elaborou um projeto arrojado de leitura e escrita e cada escola nucleada adaptou-o conforme sua realidade. Surgiu então grandes projetos nas nucleadas: a Escola José de Freitas(Barreiros) com “Leitura: Um Mundo Encantado: O que a leitura pode fazer com você?”; a Escola Norberto Botelho(Marés) com “Ler e Escrever... viajando em nossa literatura.”; a Escola Hermínia Pinto(Mundo Novo) com “Projeto Interdisciplinar de Leitura e Escrita”; a Escola Rural dos Fernandes, com “Projeto de Leitura e Escrita ler e escrever é uma arte.”; as Escolas José Mendes da Cruz(Tope) e Luiz Gervásio Colares com “Navegando e Sistematizando o conhecimento por meio da escrita e leitura”; e a Escola Maria Júlia com o “Projeto Lendo Escrevendo e Compreendendo”. Esses projetos foram acompanhados pela SEDUC através do Departamento do Ensino Fundamental, com entrevistas dos coordenadores, professores e alunos envolvidos no projeto. As escolas usaram sua criatividade e recursos ao longo do tempo para mudar e melhorar a realidade da leitura e escrita dos alunos do 3º, 4º e 5º anos. Os professores se engajaram nesse processo e os resultados foram muito satisfatórios e cada nucleada comemorou com belíssimas culminâncias onde alunos cantaram, dançaram, leram e escreveram textos, além de teatralizarem contos e clássicos da literatura infantil.  A Diretora do Fundamental I, Francisca de Paula (Novinha) que participou de muitas culminâncias nas nucleadas ficou admirada com os avanços de leitura, escrita e compreensão dos alunos, mas não esqueceu de alertar a todos que o projeto deve avançar mais ainda no próximo ano.
______________________________________________________
Com informações: Gildo Gomes