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terça-feira, 18 de outubro de 2011

Eliesio, Tereza Emanuela, Renata e Terezinha estão fazendo a diferença no universo educacional de Aratuba

O conjunto de ações do brinquedista é voltado para a criação das melhores condições para  um brincar de qualidade: ambiente atrativo e acolhimento afetuoso; mas o que diferencia o seu comportamento de outros adultos, é a visão do brincar que ele transmite ao longo do seu desempenho, valorizando a atividade como um todo, sempre baseada no prazer da  criança. Se o jogo é abandonado, não vai forçar a criança a terminá-lo. Não emite  julgamento sobre a escolha que for feita: brincar com a Barbie não é menos importante do que jogar um dominó.  Desta forma, o bom brinquedo não pode ser definido. O brinquedista situa-se em relação a outras dimensões além da aprendizagem.

Na Brinquedoteca, a dimensão lúdica deve ser privilegiada e, para que isso aconteça, o brinquedista precisa ter a compreensão do fenômeno que extrapola o brincar e que não tem necessariamente, que provocar aprendizagem. Sua ligação com a estimulação do desenvolvimento é tão global que não pode ser considerada por aspectos específicos.  Tem a ver com alma, com poesia, com emoção, com amor, não como sentimento de um para com outro, mas como  sensação, como uma forma respiração que é absorção da experiência que está sendo vivida, como satisfação de um anseio existencial.

Neste contexto surgem então quatro novos profissionais em Aratuba: Eliesio, Tereza Emanuel, Renata e Terezinha  estão fazendo a diferença no universo educacional. Os brinquedistas estão proporcionando um brilho a mais na educação deste município por entenderem que o processo de aprendizagem é o alicerce estrutural para a formação do cidadão em suas diversas etapas.