O evento acontece na Aldeia Fernandes, em Aratuba, no Centro de Medicina Tradicional, durante todo o dia 16 de agosto, a partir das 9h, com oficinas, palestras e exposição de documentário produzido pelos próprios jovens indígenas.
O objetivo do encontro é, através da oralidade e das práticas da aldeia, fortalecer e resgatar o que vem sendo mantido por alguns indígenas. São várias as estratégias usadas para preservar e ensinar os conhecimentos tradicionais; inúmeras práticas medicinais encontradas nas experiências de rezadores e indígenas que buscaram e conseguiram a sua cura física e espiritual por meio das plantas.
Na programação, as oficinas e palestras contam com falas de rezadeiras, parteiras, cachimbeiras e pessoas que obtiveram curas através das plantas medicinais; também haverá a comparação de experiências entre a medicina convencional e as práticas medicinais indígenas.
A organização do evento é do Grupo de Articulação da Juventude (AJK) e da Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena – formada por médico, enfermeiro, dentista, auxiliar de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e pelos agentes indígenas de saúde e de saneamento.
Saiba mais sobre os Povos Kanindé de Aratuba e os Kanindé de Canindé.
II Seminário de Medicina Tradicional
Onde: Centro de Medicina Tradicional – Aldeia Fernandes, em Aratuba.
Quando: 16 de agosto, a partir das 9h
Fonte: Comunicação Adelco, com informações do Grupo de Articulação da Juventude (AJK)