O objetivo do grupo é contribuir com a preservação da natureza selvagem de Aratuba em particular, e dos biomas nordestinos em geral.
O Calangos da Serra é um grupo de estudo fundado no dia 04/02/2012, na turma de Biologia da Universidade Estadual Vala do Acaraú, núcleo Aratuba. No início era composto por cinco integrantes, mas atualmente apenas três Calangos integram o grupo, são eles: Anaias Santana, Gilson Terto e João Paulo Germano.
A origem do nome Calangos da Serra foi uma homenagem aos répteis do gênero Tropidurus pertencente à família dos Tropiduridae que inclui várias espécies de lagartos terrestres, estes caras são extremamente adaptados as condições mais variadas dos diferentes biomas brasileiros, assim como os integrantes do grupo Calangos da Serra.
Nosso objetivo é contribuir com a preservação da natureza selvagem de Aratuba em particular, e dos biomas nordestinos em geral, divulgando estudos sobre as mais variadas formas de vida que compõem a fauna e flora de nossa região. Para tanto criamos o blog calangosdaserraratuba.blogspot.com e a FanPage facebook.com/calangosdaserra, onde divulgamos os trabalhos realizados na Universidade e outros estudos realizados no campo da Biologia. Um dos momentos marcantes na trajetória acadêmica dos Calangos da Serra foi o estágio e o curso de Biotecnologia do DNA, realizado no laboratório do Centro de Pesquisas Ictiológicas Rodolpho Von Ihering, no DENOCS da cidade de Pentecoste-CE. Outro momento marcante foi uma viagem realizada a terra dos monólitos, Quixadá, na oportunidade realizamos uma pesquisa de cunho acadêmico para a disciplina de Geologia do curso de Biologia, afim de investigar os processos geológicos ocorridos na região, estudos esses que publicaremos em matérias posteriores.
Atualmente os Calangos da Serra aguardam apenas a festa de formatura que marcará o limiar desta primeira faze de nossa vida acadêmica. O que culminou com a celebração desta grande parceria entre os Calangos da Serra e o portal Aratuba Online, a revista eletrônica de Aratuba, fato que contribuirá com a ampliação do alcance de nosso trabalho, e consequentemente com a preservação de nossa natureza tão ameaçada.