A maioria das pessoas não sabe que a cárie é uma doença.
Cárie é uma doença infecto-contagiosa, ou seja, passa de uma pessoa para outra! Além de ser uma doença contagiosa, ela é uma doença ingrata, que destrói os tecidos mineralizados dos dentes, deixando, assim, terríveis “cicatrizes”.
Sim, caros leitores! Através de um simples e apaixonado beijo, você pode estar contraindo a “cárie”. Mas existem outras maneiras prosaicas de contrair e transmitir a tal doença, como o hábito de soprar alimentos para as crianças, dar uma bicada no refrigerante do colega e o hábito de oferecer uma mordidinha ou até mesmo uma chupadinha no seu picolé.
Segundo os pesquisadores, a cárie é uma doença multifatorial e para acontecer, precisa, justamente, daquele ponto que os matemáticos chamam de intercessão de conjuntos…
Traduzindo, para a dita-cuja acontecer tem que ter um espaço de Tempo;
Seu dente? Hospedeiro;
Flora bacteriana? Agente;
Comida? Carboidrato (açúcares para fermentação).
Desde que a humanidade se rendeu ao doce sabor dos açúcares, a cárie tornou-se uma epidemia mundial. Devido a esse fato, o grande desafio, agora, é libertar o mundo das malditas caries até 2020. Para tanto, uma gigantesca aliança, envolvendo pesquisadores, dentistas, Batman, educadores, representantes de vários governos e ONGs, se formou para realizar ações de combate e prevenção das caries.

O atual CPO brasileiro – CPO é o índice que mede a incidência de cáries em crianças até 12 anos – é de 2,1. Esse índice está dentro do patamar que a OMS agrupa os países com baixa incidência de cárie.
Para vencermos essa danada, faça você, também, a sua parte. Escove os dentes e vá ao seu dentista periodicamente!
Dr. Hellanyo Lemos
CRO 5154