Páginas

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

ARATUBA: ESCOLA JOSÉ JOACY PEREIRA TEM A MELHOR ALUNA EM REDAÇÃO DO MACIÇO DE BATURITÉ

JOSIELDA DA SILVA MARINHO, VENCEU A FASE REGIONAL DO CONCURSO DE REDAÇÃO DE ENEM, CHEGOU JUNTO, CHEGOU A 1000.


Ser destaque em sala de aula não é fácil, mas estar em evidência quando o assunto é Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e deve ser, no mínimo, gratificante para quem se dedicou com tanto ardor aos estudos. Entre os alunos da Rede Estadual de Ensino do Maciço de Baturité, destacamos a  estudante Josielda da Silva Marinho, da 3ª série da EEM José Joacy Pereira, Aluna Vencedora da Fase Regional do Concurso de Redação ENEM, Chegou Junto, Chegou a 1000.  Motivo de orgulho para a comunidade escolar aratubense.
Além de ser considerada uma etapa difícil pelos estudantes, a redação do Enem provoca calafrios em muita gente por causa por causa da sua complexidade. O educador do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, Gerson Castelo, explica que justamente na redação é preciso se apropriar das técnicas e também do conhecimento; e que, por meio de ações e projetos, a Escola José Joacy Pereira, através de sua diretora Ana Kezya juntamente com os coordenadores pedagógicos e professores da área tem trabalhado rotineiramente para estimular os alunos desenvolvimento da leitura e técnica.
A redação flui em dois sentidos, na parte técnica do texto, na apropriação técnica; e também na questão do conhecimento, saber o que argumentar e interpretar. O estímulo à leitura na rede estadual de ensino em Aratuba é feito em sala de aula e fora dela, de forma integrada. 
Foram meses de preparação com aulas nos finais de semana e trabalhos nos moldes da transversalidade, para que alunos como Josielda, obtivesse um resultado satisfatório no concurso, o que refletirá positivamente no ENEM. 
Atualmente a EEM José Joacy Pereira é referencia no  ensino-aprendizagem do Maciço Baturité.
O Concurso Redação Enem: chego junto, chego a 1.000 é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com a Fundação Demócrito Rocha.
PREMIAÇÃO
O certame tem três fases: escolar, regional e estadual. Na primeira, os textos serão avaliados no âmbito das unidades de ensino. O autor da redação melhor avaliada de cada escola receberá menção honrosa, além de seguir para a etapa seguinte, de abrangência das 20 Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Crede) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor). O texto com melhor qualificação em cada regional será premiado com a publicação em livro e o autor receberá um smartphone, além de ser classificado para o momento posterior. Na sequência, a fase estadual terá uma banca, composta por uma comissão de professores, que elegerá as três melhores redações, cujos autores receberão um notebook.